Day: 02/09/2015

Plataforma desenvolvida na EACH vence prêmio de informática e inovação na gestão pública

Publicado em: http://each.uspnet.usp.br/site/conteudo-imprensa-noticia.php?noticia=1988

Mais um projeto desenvolvido por alunos e professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP saiu vitorioso de uma premiação. Dessa vez o grande campeão do Prêmio do Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (CONIP) 2015 foi o projeto Diário Livre, elaborado pelo Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Colab) da EACH.

A plataforma, vencedora da categoria “Governo Aberto”, é uma versão em formato aberto e colaborativo do Diário Oficial da Cidade de São Paulo, permitindo consultas mais ágeis, além da análise e o cruzamento de grandes massas de dados. Fruto de uma parceria firmada com a Controladoria Geral do Município (CGM-SP), a ferramenta disponibiliza o conteúdo do Diário Oficial, como leis, portarias, decretos, nomeações, editais de licitação, entre outras informações, e agiliza o trabalho de gestores públicos, ampliando a transparência e permitindo novas aplicações com os dados abertos.

“O prêmio mostra que o projeto não é somente uma parceria entre um grupo de pesquisa e um órgão público, ele é uma experiência de governo aberto, já que na sua metodologia de construção houve a preocupação de promover a participação de diversos atores sociais”, destaca a professora Gisele Craveiro, do curso de Sistemas de Informação, que desenvolveu a plataforma com o professor José Pérez Alcázar; Andrés Martano, mestrando em Sistemas de Informação; e Rafael Santana, ex-aluno de Sistemas de Informação.

Atualmente a plataforma é um protótipo e está na infraestrutura do grupo de pesquisa da EACH, que está dando apoio para sua implantação completa na administração pública municipal. Segundo a professora Gisele, o Diário Livre tem recebido em média 32 mil acessos diários, comprovando o quanto a cidadania está interessada em obter acesso às informações públicas e também o quanto a solução implementada é robusta.

Neste ano trabalhos do Brasil inteiro estavam concorrendo ao 18° Prêmio CONIP, que premia os melhores projetos que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos. A premiação identifica e divulga as iniciativas de modernização da administração de todas as esferas governamentais, bem como ONG’s e fundações que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública.

Acesse o Diário Livre.